Achachairú Boliviano

Novidades

Achachairú Boliviano Achachairú Boliviano

Achachairú Boliviano

Preço: R$ 90,00
Fabricante:  Próprio
Modelo:  Ref000
Disponibilidade:  Em Estoque

Esta fruta deliciosa e exótica já está sendo produzida em escala comercial no nordeste brasileiro. Nativa da Bolívia e muito apreciada. Em Ayacucho, Santa Cruz, realizam-se festas anuais para promoção da fruta e de seus produtos industrializados, tais como sucos e muitos doces.

Essa frutífera pertence ao gênero Garcinia (ex-Rheedia), cujo parente mais famoso é o famoso Mangostão ou Mangosteen (Garcinia mangostana L.), conhecido como a fruta de melhor sabor do mundo, originado no trópico asiático. Com mudança recente do gênero Rheedia para Garcinia, vem ocorrendo certa confusão na nomenclatura das espécies catalogadas. 

Os frutos têm massa média de 30 a 50 gramas. São amarelo-alaranjados, com casca grossa, lisa, firme e resistente. A polpa, não aderente à casca, é branca, suculenta, doce e muito apreciada, e depois de retirada dos frutos se oxida rapidamente. Tem Brix 15º e acidez pH próxima a 4,0. No nordeste brasileiro, a maturação dos frutos ocorre em fevereiro a abril, sendo esses bastante resistentes ao transporte e de boa conservação em geladeira comum. No Brasil, o Achachairú ainda é pouco conhecido e, às vezes, confundido pelo público leigo com frutas de outras espécies, como o bacupari.

Segundo a literatura especializada, a família do Achachairú (Clusiaceae) é composta por trinta e um gêneros e sessenta e duas espécies. São espécies de grande importância para a indústria farmacêutica, uma vez que dos frutos e das folhas são extraídas algumas substâncias químicas como biflavanóides e benzofenonas. Estas substâncias químicas isoladas dos frutos ou das folhas possuem atividades imunotóxicas e anti-inflamatórias e potencial antioxidante anticancerígeno. Na medicina popular, os frutos e folhas são utilizados como cicatrizantes, digestivos e laxantes e em tratamentos de reumatismo, úlcera gástrica, inflamação.

O IAC vem pesquisando a propagação seminífera do Achachairú e formando mudas para plantios locais, visando obter maior conhecimento sobre o comportamento destas plantas fora de seu habitat.

Dados
Idade -+ 2 Anos
Tipo Mudas seminais

Mais Vendidos

NÃO REALIZAMOS ORÇAMENTO POR ESTE FORMULARIO!