Abiu Ticuna Gigante

Novidades

Abiu Ticuna Gigante

Preço: R$ 65,00
Fabricante:  Próprio
Modelo:  Ref000
Disponibilidade:  Em Estoque


ABIU TICUNA GIGANTE - O abieiro, Pouteria caimito, é planta pertencente à família Sapotaceae com provável centro de origem na Amazônia Ocidental. Embora pouco explorado comercialmente, o abiu é fruto bastante consumida nos trópicos na formain natura, ao lado de outras sapotáceas, como o sapoti, o canistel, o caimito e o mamey. No Brasil seu consumo é mais difundido nos estados da região Norte, mais especificamente no Acre, Amapá e Pará.

É rico em Potássio, Cálcio e Fósforo. Contém também Vitaminas A, B1, B2, C e B3; Os frutos são consumidos exclusivamente na sua forma natural.

Tem muitas variedades, mas as mais cultivadas são o tradicional “Amarelo de Bico”, o “Redondo”, o “Ticuna” e o “Roxo”. As 4 variedades são excelentes.

ABIU TICUNA GIGANTE – Esta variedade foi selecionada pelos índios Ticunas (margem do rio Solimões – Amazônia brasileira) há mais de 250 anos.

Sendo reconhecidos como protetores desta variedade, por este motivo dá-se o nome de TICUNA em homenagem a tribo.

O abiu gigante ou abiu Ticuna (Pouteria caimito), poderá iniciar a produção aos 4 anos de idade e produzir frutos com até 800 gramas de peso.

Aos 8 anos de plantio apresenta  altura média de 5 metros; diâmetro de  copa de 4 m e DAP de 20 cm.

É uma variedade pouco resistente a secas muito prolongadas.

Uma característica interessante desta fruteira é que o pico de produção se dá na época mais seca do ano (julho - agosto), ao contrário da maioria das espécies de fruteiras amazônicas, que produzem no início do ano (na estação chuvosa). Por esta característica e por seus frutos serem muito saborosos, contendo boa quantidade de polpa a ser aproveitada de diversas maneiras, pode ser uma alternativa interessante de cultivo, principalmente para o enriquecimento diversificado e cultural (socioeconômico) da pequena propriedade agrícola.

Este “leite” traz alguma inconveniência para o consumo dos frutos “in natura”, por deixar os lábios pegajosos, principalmente se não estão bem maduros, mas os apreciadores nativos costumam neutralizá-lo ao deixar os frutos permanecerem dentro d’água por algum tempo.

Dados
Tipo Mudas seminais
Tamanho 80 cm

Mais Vendidos

NÃO REALIZAMOS ORÇAMENTO POR ESTE FORMULARIO!